EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

quarta-feira, 5 de junho de 2019

NADA ESTÁ FORA... TUDO ESTÁ DENTRO



"A Sabedoria Universal não está em biblioteca alguma; está dentro de cada um de nós" (Luiz Gasparetto)
________________________________

Meus queridos... À media que nossa cultura foi nos materializando, fomos perdendo o contato com a consciência, fomos nos exteriorizando, nos tornando dependentes, culpáveis e imputadores de culpa; fugindo, assim, da realidade e da responsabilidade.

Deus está fora, o que é ruim está fora, o que é bom está fora, a felicidade está mais longe ainda... inalcançável.

Entramos na neurose do "por causa de..." e do "se...". Estou com raiva por causa de... Estou sofrendo por causa de... só vou ser feliz se...

No entanto, tudo que está fora é apenas a manifestação do nosso interior. Tudo que é positivo e negativo está dentro da nossa dualidade: alma-ego.

Tomemos como exemplo o ego da Ira, que é a terceira manifestação do ego na escala da densidade energética. Sempre culpamos o externo por nos fazer sentir raiva. Temos raiva dos pais repressores, dos filhos-problema, dos colegas de trabalho complicados, do chefe implicante, do vizinho barulhento, do político safado, da torcida do time adversário, do trânsito caótico; nunca admitiremos, mas sentimos raiva de Deus por não atender nossos pedidos.

Sinto dizer que todas essas pessoas e situações nada têm a ver com nossa raiva. A Ira está dentro de nossa persona e as pessoas e situações são apenas os canais por onde esse ego se manifesta; são válvulas de escape e sempre atrairemos pessoas e situações que nos proporcionem despachar a raiva para fora.

É a famosa atitude de "fazer tempestade em copo d'água", só para ter por onde destilar a Ira. As pessoas e situações não são ruins, mas nós precisamos de uma justificativa, e sempre vamos encontrar uma, nem que seja descascar o esmalte logo após ter feito a unha: ... a grande tragédia feminina.

E existe o outro lado da Ira explosiva, manifestada pela raiva, intolerância, impaciência, ansiedade...  Estamos falando da Ira implosiva, cientificamente conhecida hoje com "depressão" (antigamente, era melancolia). A lógica é: eu não tenho o que eu quero; as pessoas, as coisas, a vida não são como eu sonhei, então eu me tranco, vou para dentro e não quero mais viver. Em algumas patologias mais profundas, a pessoa se mata mesmo: suicídio.

A ira explosiva é a irresponsabilidade de culpar o outro pela nossa deficiência egoica. A Ira implosiva é a fuga, a recusa em ser flexível e se adequar às situações e pessoas.

O mundo não tem que mudar para a vida ficar confortável para nós; ... nós é que temos de adquirir a sabedoria de conviver com o mundo sem que suas mazelas nos afetem. Burilar nossas deficiências internas até que, pelo menos, arrefeçam sua força e deem passagem às virtudes contidas na Alma. Nossa alma encontra-se amordaçada pelos egos e por crenças perversas. Isso impede que nosso Deus Interno se manifeste e as forças divinas que nos habitam nos proporcionem a verdadeira felicidade.

Essa sabedoria, só a atingiremos quando formos capazes de perceber que nada está fora e sim dentro de nós. Quando tivermos a coragem de nos olharmos no espelho e dar de cara com nossa outra face, ... aquela que tentamos, a todo custo, esconder de nós mesmos e principalmente dos outros. 

Experimente mirar-se, enxergar-se, aceitar-se e modificar-se! Isso quer dizer: remover a capa do ego e deixar que a alma brilhe a sua luz.

EM ÁUDIO


-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Este artigo é protegido por direitos autorais. O autor dá permissão de compartilhá-lo, através de qualquer meio, contanto que os créditos sejam incluídos: nome do autor, data da postagem e o local onde se obteve a informação divulgada com o corpo da mensagem. É expressamente proibida sua comercialização sob qualquer forma ou seu conteúdo adulterado ou parcialmente divulgado (trechos da mensagem) ou utilizado para base de qualquer trabalho sem prévia permissão do autor. Sempre incluir o endereço eletrônico do autor, no Brasil: contato.projetoagu@gmail.com.