EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

quarta-feira, 17 de abril de 2019

A VOZ DO EGO E A VOZ DA ALMA...
QUEM ESTÁ FALANDO?


Por Conceição Vitor

Atualmente, o ego tem sido tratado como o vilão de todas as desgraças da humanidade. Mas o ego, o eu inferior, faz parte de nós, a partir do momento em que nos individualizamos na Fonte: a emanação da Mônada.

Portanto, essa estória de “eliminar o ego”, como muitos pregam por aí, é conversa fiada, porque isso é impossível.

Então, o que fazer? Simples...:

Dominar o ego é a palavra de ordem. Domar seu controle, canalizar suas características e suas energias para servir, e não para conduzir, nosso plano de Alma, nossa experiência corpórea.

Grandes seres também têm ego, porque são individualidades, mas não são escravos do ego. Seus egos são servos e não condutores de seus pensamentos, sentimentos, emoções, palavras e atitudes.

“Orai e vigiai”... lembram-se desta frase? Pois essa é a única forma de não ser escravo do ego.

Mas, antes de tudo, precisamos saber o que essa frase realmente significa, em uma concepção mais profunda.

Sabia que seu pensamento, seu desejo, sua vontade, seus sentimentos são formas de oração?

São ondas eletromagnéticas que perpenetram o universo e provocam uma resposta, de igual vibração?

Pois é, meus queridos! Orar não é ficar de joelhos no quarto ou na igreja, pedindo um monte de coisas para Deus... isso é mendigar.

Você é um criador em si mesmo e um cocriador com o universo. Você participa ativamente da manifestação da realidade, mesmo que não saiba disso...!

Então, o que o Mestre dos mestres quis dizer com essa frase... “orai e vigiai”? Ele quis dizer simplesmente para você cuidar de seus pensamentos, desejos e sentimentos, porque eles criam a sua realidade.

E alguém dominado pelo ego não tem discernimento nem sabedoria para vigiar suas orações, criando o caos para si mesmo e para os outros.

Mas, então, como não ser dominado pelo ego..., como reconhecer quando é o ego agindo ao invés da sua alma, do seu coração?

Calma...! Não é um bicho de sete cabeças!

A Alma, seu Eu divino, sente..., emana..., expande..., esparge um sentimento, uma emoção, uma vontade, um pensamento (que, no caso, é intuição)... Vem de dentro e sai pelo chakra do coração... se abre como uma flor no seu peito... e lhe traz calma, centramento, alívio... tipo: ah... é isso!

Já a voz do ego vem da mente... é aquela voz que vem de cima, que refuta..., que justifica..., que explica..., que convence..., que lhe traz prós e contras para uma escolha.

Vamos dar um exemplo prático para você diferenciar...

Quando alguém lhe agride ou lhe prejudica de alguma forma... Em um primeiro momento, você escolhe deixar para lá... e seguir em frente. Isso é a voz da sua alma, que tem a sabedoria de que a revanche enche sua psique de energias negativas e libera toxinas em seu organismo.

Mas, logo a mente se manifesta e lhe diz: “vai deixar barato...?” “Vai fazer papel de bobo e se deixar humilhar?”  E o ego, que é sua ferramenta de defesa e autopreservação, acata a sugestão mental e você escolhe discutir, tirar satisfações, agredir...

Veja como, neste caso, o ego assumiu o controle e você ignorou a voz da sua Alma...!

Isso não quer dizer que você tenha que virar saco de pancadas dos outros, mas sim, “dar a outra face”... outra máxima do Rabi da Galileia; ou seja, outra forma de agir.

E o que significa isso? Significa que você poderia ter conversado com seu agressor, sem discutir, fazendo-o ver que você não gostou da sua atitude... Assim, você estaria respeitando a sua escolha de alma, de não revidar, e estaria usando seu ego em serviço da sua escolha de alma.

Fácil não é, porque estamos acostumados... ou mal-acostumados a reagir, ao invés de agir..., mas é um treinamento diário, um aprendizado... perfeitamente possível.

O ego tem muitas facetas para agir sem controle, ou controlar suas escolhas, se você está inconsciente dele, porque o ego obedece a mente e a mente é poderosa. A mente não é sua: é coletiva... e você faz escolhas para agradar aos outros, por medo do julgamento social... Você se desrespeita.

O famoso preceito de “vencer na vida”, por exemplo... Muitas vezes, você só queria viver uma vida tranquila, sem muitas glórias ou conquistas, ou dedicar-se a um dom artístico... Mas a mente coletiva diz que, para ser um vitorioso, você precisa conquistar muitos diplomas, muitos títulos, muitos bens, muito dinheiro, muita fama... E, para não ser um fracassado aos olhos do mundo e ser julgado, seu ego de defesa faz você sacrificar o desejo de simplicidade de sua alma e passar a vida correndo atrás de ser, de ter, de conquistar, de se sobressair...

Afinal, ninguém vive de arte nesse país...! Não é isso que a mente coletiva diz...? E o talento (alma) é sacrificado pela conveniência (ego).

Você até acha que isso é um desejo seu ou uma escolha sua, mas é uma imposição da sociedade que você obedece para não sofrer julgamentos, críticas e retaliações...

Depressões, síndrome do pânico, transtorno bipolar, esquizofrenia, doenças vasculares, tumores cancerígenos... e outros tantos males... podem nascer disso... de você amordaçar a sua alma, sabia...?!

Quando você perde um ente querido, se for bem sincero em sua observação, vai perceber
que você não sofre e chora pela pessoa que se foi, mas sim por si mesmo, que vai ter que seguir sem ela. Aqui, no lugar da compreensão da sua alma, de que aquele ser cumpriu seu tempo e tem que seguir sua jornada, sobressai seu ego de autopreservação, através do apego.

A Alma nunca sofre, apesar de sentir dor, porque tem amor... O ego sim, sofre e se desespera, porque tem apego; quer reter para se autopreservar.

E aqui vou dizer algo que vai incomodar muita gente: o tão falado “amor de mãe” é raro... o mais comum é o ego de mãe. E foco na mãe porque é a pessoa mais próxima e mais presente na vida do filho, até mesmo pelo vínculo energético uterino.

São raras as mães que aceitam seus filhos como eles são, que respeitam suas escolhas, mesmo que não concorde com elas; que orientam sem mutilar, sem distorcer o temperamento dos filhos para encaixá-los no modelo sócio-cultural-religioso da época, ou para que eles correspondam ao seu sonho de filho ideal....: obediente, estudioso, inteligente, colaborador, participativo, companheiro, organizado, silencioso... E todo um pacote de virtudes, que nenhum ser humano encarnado neste planeta tem, em totalidade.

Sei que esse é um assunto antipático, mas temos que parar de fingir que as coisas são do jeito que não são. O ego impera nas relações entre pais e filhos... sempre foi assim, com raríssimas exceções. Quem não conhece a célebre frase que quase todos os pais dizem para os filhos, um dia: “Eu sei o que é melhor para você” ...? Levam uma vida miserável, internamente falando, mas sabem o que é melhor para o outro... Isso vem de uma mente profundamente egoica, meus queridos!

A Alma nunca julga ou critica: ela apenas observa. Quem julga, critica, sentencia, pune, sacrifica... é o ego, obedecendo a mente. Se todo mundo julga, critica e condena, se eu não fizer o mesmo, serei rejeitado socialmente... Ego de defesa em ação... e você se deixa levar.

Mas para tudo há uma solução, há uma saída... e a saída aqui é “conhece-te a ti mesmo”! Observe-se! Medite sobre seus sentimentos, emoções, pensamentos e ações! Veja quem está falando e dando as cartas nas suas escolhas... na sua vida!

Nada está lá fora; tudo parte de você. A causa está em você... a solução está em você.

Namastê!
EM ÁUDIO



-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-
Este artigo é protegido por direitos autorais. O autor dá permissão de compartilhá-lo, através de qualquer meio, contanto que os créditos sejam incluídos: nome do autor, data da postagem e o local onde se obteve a informação divulgada com o corpo da mensagem. É expressamente proibida sua comercialização sob qualquer forma ou seu conteúdo adulterado ou parcialmente divulgado (trechos da mensagem) ou utilizado para base de qualquer trabalho sem prévia permissão do autor. Sempre incluir o endereço eletrônico do site oficial no Brasil: almasiriana.blogspot.com.