EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

TENTAR AJUDAR x TENTAR MUDAR


OSHO (Consciência Siriana)

"Existe uma grande diferença, uma diferença fundamental, entre tentar mudar uma pessoa e tentar ajudá-la.

Quando ajuda alguém, você ajuda a pessoa a ser quem é; quando tenta mudar alguém, você tenta mudar a pessoa de acordo com a ideia que você tem na cabeça.... Você tem uma certa ideologia, uma ideia fixa, um ideal e tenta mudar a pessoa de acordo com esse ideal.

Na verdade, tentar mudar outra pessoa de acordo com um ideal é um ato de violência. É uma agressão, é uma tentativa de destruir o outro. Não é amor. Não é compaixão...

Quando eu digo: "Vá e ajude os outros", eu estou dizendo para você ajudá-los a serem eles mesmos.

Quando eu digo que o mundo não é religioso por causa dos muitos pregadores que existem por aí, o que eu quero dizer é que existem pessoas demais tentando mudar, converter e transformar os outros de acordo com suas próprias ideologias.

A ideia não pode ser mais importante do que a pessoa, nem a humanidade inteira é mais importante do que um único ser humano. A humanidade é uma ideia; um único ser humano é uma realidade”.

(Osho)
______________________________