EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

AUTOAMOR – O AMOR PRÓPRIO


Por Conceição Vitor

Praticamente, quase todos nós, ocidentais, fomos programados com a crença de que amor próprio ou o amor por si mesmo é sinal de egoísmo. Na comunidade cristã, então, o amor próprio é considerado pecado: devemos amar o próximo, em primeiro lugar.

Essa é uma crença que interessa muito às instituições de poder, mas é totalmente nociva ao crescimento da alma humana.

Eu explico mais claramente...

Conhecem a célebre e milenar frase: “Ame o próximo COMO a ti mesmo”? Ele não disse: ame o próximo MAIS do que a ti mesmo...

Essa palavra “como” é de extrema importância nesse contexto, porque é um elemento de comparação, e é preciso conhecer para comparar... É preciso antes experimentar, sentir, para se fazer um juízo de valor, para conhecer.

Então, para amar alguém... para amar o próximo é preciso, antes, ter a experiência de amar a si mesmo, para conhecer o amor. Ninguém consegue amar o outro, sem antes experimentar o próprio amor. Quando você não se ama, não sabe o que é amor e não vai saber amar o outro... você vai querer controlar o outro... possuir o outro... e isso não é amor!

Amar-se é a única maneira de conhecer o amor, e o amor próprio é a base de todas as outras formas de amar. É a partir do amor próprio que nasce o amor incondicional... Não há outra forma!

A dor de não se amar faz você se agarrar ao amor do outro, criando o apego, a dependência, o vampirismo emocional, que adoece todas as relações, sejam de que natureza forem.

A dor é inevitável na experiência da dualidade tridimensional, mas o sofrimento é opcional. O sofrimento nada mais é do que o apego à dor... nos apaixonamos pela dor e a revivemos, dia-após-dia, na lembrança porque, na realidade, no Agora, ela não existe. Já passou.

Se você se ama... se você experimenta o próprio amor, você não se deixa sofrer... não se deixa doer... Você se doa sem se anular...

O autoamor é a base do seu equilíbrio, do seu bem-estar, do seu senso de justiça e de equidade...

Quem se ama, se respeita... e é somente a partir daí que respeita o outro, porque se espelha e desenvolve a empatia, que é a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Somente quem se ama é capaz de ser amado, porque a energia que esparge é a mesma que recebe de volta.

Quem não experimenta o próprio amor não sabe amar... e, portanto, não recebe amor. Apenas se apega, manipula e controla, atraindo para si outros iguais.

O autoamor é impregnado da energia de aceitação... o que é diferente de acomodação. Aceitação é encarar a realidade como se apresenta, sem julgamento, sem críticas, sem reprovações, sem punições...

Aceitar é compreender o processo, observar os resultados, ponderar os próximos movimentos sem se julgar e recriminar por decisões ou atitudes que não trouxeram um resultado satisfatório. E fazer novas escolhas... a partir do aprendizado da situação atual.

Isso vale para tudo... e sempre, em qualquer situação.

Quem se ama não se julga ou se pune... e porque não se julga e pune, também não julga ou pune o outro.

Você é a base de tudo... tudo parte de você... Assim sendo, qualquer forma de amor somente pode partir de seu próprio amor... seu AUTOAMOR.

Reflita um pouco sobre isso... Se dê a chance de transcender paradigmas obsoletos e mal-intencionados... AME-SE! E ame a tudo e a todos a partir de si mesmo.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-


Este artigo é protegido por direitos autorais. O autor dá permissão de compartilhá-lo, através de qualquer meio, contanto que os créditos sejam incluídos: nome do autor, data da postagem e o local onde se obteve a informação divulgada com o corpo da mensagem. É expressamente proibida sua comercialização sob qualquer forma ou seu conteúdo adulterado ou parcialmente divulgado (trechos da mensagem) ou utilizado para base de qualquer trabalho sem prévia permissão do autor. Sempre incluir o endereço eletrônico do site oficial no Brasil: almasiriana.blogspot.com.