EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

EM SERVIÇO NO PLANETA TERRA

terça-feira, 4 de setembro de 2018

A VIRTUDE DA REBELDIA



Por Conceição Vitor

Vamos conversar um pouco hoje sobre uma outra virtude da Consciência Crística. É um tema aparentemente banal, mas eu trago a você uma abordagem um tanto quanto polêmica, exatamente por colocá-lo na categoria de uma virtude: A REBELDIA.

Eu, você e todos os humanos deste planeta, principalmente os do lado ocidental da Terra, aprendemos que ser obediente é uma virtude, não é?

Nossos pais se orgulham disso, nossos mestres se orgulham disso... ter um filho ou um aluno obediente é uma bênção...! O bom soldado é aquele que obedece sem questionar, sejam quais forem as ordens.

Mas, vamos parar um pouco para observar e refletir sobre essa tal obediência... O que é obedecer? É acatar uma imposição de um poder que vem de fora, certo? E acatar contra a sua vontade, caso contrário, não seria obediência e sim colaboração.

Quando você compreende e aceita uma determinação externa, você não obedece: você colabora.

De onde vem a obediência? Da educação. E educar significa adestrar, impor regras do senso comum pré-estabelecidas por um poder exterior a você. A gente usa a palavra “adestrar” para nossos animais, mas “educar” significa a mesma coisa!

Quando se adestra uma pessoa – ou educa, para chocar menos -, não se leva em conta quem ela é... o que pensa... o que sente... o que quer.... Apenas impomos. Não importa aqui se a forma de fazer isso é doce ou autoritária.

Aquele que educa ou adestra pressupõe uma autoridade sobre aquele que está sendo educado ou adestrado. Uma autoridade sobre a liberdade do outro, o poder de manipular o outro para obter um resultado. Uma autoridade que confere o direito de julgar e punir o outro, se desobedecida a ordem dada ou o ensinamento passado.

Portanto, uma pessoa obediente é alguém que é facilmente manipulado pelos pais, pelos professores, pela sociedade, pelas religiões.... Não é um ser íntegro, dono de suas próprias escolhas e decisões... é um Fantoche.

E aquele que é manipulável, também é um manipulador, pois obedece para obter um resultado favorável.: seja para agradar alguém, seja para não ser punido... é um hipócrita! É um medroso, pois o que move a pessoa obediente é o medo: medo de desagradar... medo de ser castigado.

Alguma vez lhe ensinaram a “obedecer” a Deus para não ir para o inferno? Pois desconfiem desse “deus” que julga, condena e pune, porque isso não é amor...

Já deu para perceber que obediência não é uma virtude e sim um subproduto do controle? A obediência é um estado de inconsciência, de estar fora de si mesmo, manipulado por um comando externo.

Em nome da obediência, muitos crimes foram e são cometidos contra a humanidade, muitas guerras foram e são realizadas, e muita violência doméstica foi e é legitimada.

Você deve estar pensando.... Mas, e aí, como fazer para conter meus filhos, meus alunos, meus subalternos...? Com orientação, meus queridos! Com muita conversa “olho-no-olho”, de igual para igual, não importa que idade eles tenham. Exponha seus pontos de vista, mas desça do seu pedestal de autoritário e venha para o nível da autoridade consciente.

A orientação permite a você respeitar a essência do outro e direcionar suas escolhas, mas também permite ao outro a liberdade de respeitar a si mesmo, acatando ou não o direcionamento oferecido.

Somente quem é autoritário é obedecido. Aquele que tem autoridade é compreendido, aceito e recebe a colaboração do outro. Pare de subir no coqueiro para se vangloriar de um filho, um aluno, um funcionário obediente, porque isso só quer dizer que você é um manipulador e o outro é um fantoche.

Não sinta orgulho de ser obedecido porque você não está sendo compreendido e nem amado: está sendo temido. E essa não é uma energia boa para se receber, OK?
......................................

Compreendido isso, vamos entrar em uma questão ainda mais incômoda e polêmica... Se a obediência não é uma virtude, a Rebeldia o é! Reflita comigo...

Mas, primeiro, vamos entender o que vem a ser o conceito de rebeldia... essa palavrinha usada erroneamente como sinônimo de teimosia, de pessoa indomável, difícil, reativa, opositora, bagunceira, que “não obedece” a ninguém...!

Mas o rebelde é simplesmente aquele que não aceita o controle, a manipulação... não aceita o adestramento. O rebelde é íntegro em si mesmo, é direcionado pelo seu poder interno, ou seja, sua alma. Ele é fiel aos seus princípios, à sua própria visão de vida e não aceita imposições contrárias.

A rebeldia é a virtude dos grandes Seres, dos grandes Heróis, daqueles que promovem as grandes descobertas e as grandes transformações na sociedade humana.

A característica mais marcante do rebelde é a polêmica.  É a polêmica que produz a transformação... sem a polêmica nada muda...!

Mas polêmica é diferente de confronto... A polêmica é apenas um outro ponto de vista da Consciência Suprema. Não há como quebrar paradigmas sem a polêmica, porque ela oferece um contraponto que requer aceitação ou repulsa.

O medo de polemizar nos torna opacos, omissos... e ficamos oscilando entre o confronto e a omissão. Mais uma vez, e sempre, meus queridos: Caminho do Meio. Quando você expõe um posicionamento, você polemiza. O confronto surge quando você ou o outro impõem um posicionamento.

Todos os Mestres e Avatares que caminharam na Terra foram grandes rebeldes. Um dos, ou o maior rebelde da nossa Era foi o galileu Jeshua – Jesus, para os ocidentais. E ele dividiu toda uma Era em duas partes: antes e depois dele.

Jesus polemizava - não confrontava -, oferecendo uma visão diferente da visão daquela caixa social. Isso é rebeldia! Não o rebelde criador de conflitos, de confrontos... mesmo porque isso não é rebeldia. O rebelde é aquele que vive a sua verdade, sem se deixar manipular... Ele coopera, quando concorda, mas não obedece...

A própria presença ou o estado de ser de Jesus era a própria polêmica.

“Eu não vim trazer a Paz... Eu vim trazer a espada”. É uma frase bíblica atribuída a Jesus... Digo “atribuída” porque a Bíblia cristã foi muito manipulada e tergiversada. Talvez, mais do que todos os livros ditos sagrados da humanidade... E Jesus falava em parábolas, porque não dava para ser diferente, naquela época. Que espada é essa a que ele se refere?

A espada corta, concorda? Corta grilhões de aprisionamento de qualquer natureza. E só o que pode libertar a humanidade é o Amor Universal. Essa é a espada de Jesus... de Miguel... e de todos os Seres de Luz.

A espada do rebelde não mata: ela liberta. É a libertação dos sistemas de controle... TODOS!

Estamos sempre muito preocupados com o controle do sistema sobre nós... a tal da “cabala escura” ou o “governo sinistro do mundo”.... Mas e o nosso controle sobre nós mesmos, o controle de nossos egos sobre nossa essência...? E o nosso controle sobre o outro? Como é que anda nosso controle sobre o outro...?

Se pretendemos sair da subjugação do controle externo, o caminho é deixarmos de ser controladores.

Recebemos de volta aquilo que emitimos... lembram-se? “É dando que se recebe?” Esse é o verdadeiro sentido do axioma: “dar e receber”.  Primeiro você dá, ou seja, emite ao Universo; depois você recebe de volta, e potencializada, a mesma frequência que emitiu.

Então, experimente a sensação de ser compreendido, aceito e amado... é muito, mas muito melhor do que ser temido e obedecido!

Selamat Mai! Assim É!


----------------------------------------------

Autorizada a divulgação, desde que respeitando os créditos do Blog:
Conceição Vitor: mc_vitor@terra.com.br